A todos amantes da história

Pessoa maravilhosa que conheci professor Cristian, com o seu famoso algodão doce, não que esse seja melhor que os outros, mais uma frase que marcou e demonstrou não só oque ele sente mais representa bem oque todos os outros professores sentem também, a satisfação de ver uma sala de aula cheia, mais para que? Sim queridos, para assistir aula de história, e foi mais ou menos assim que ele falou: “nossa que bando de maluco é esse, tudo fazendo história! Senti em sua expressão a satisfação que traduzo com essas palavras: bem vindo ao hospício da sabedoria!





terça-feira, 23 de março de 2010

A visão administrativa de taylor

Trabalho executado durante o curso Tecnico de Administração na ETEC Guaracy Silveira, uma visão administrativa de Frederick W. Taylor, mais que serve como norte para entender um pouco das propostas da administração cientifica no contexto da segunda revolução industrial.

TRABALHO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.


Tema: Administração Cientifica.
_Frederick W. Taylor


Qual a importância da teoria Cientifica?

Taylor foi considerado o Pai da Administração Cientifica isso se deu por um conjunto de técnicas desenvolvidas, a fim de racionalizar o serviço, abordando em seus estudos, alguns aspectos falhos notados por ele que vinham sendo adotados nas fabricas até então.

Como já foi citado Taylor desenvolveu técnicas que almejavam racionalizar as atividades dos operários visando melhorar os rendimentos das empresas aumentando a produção, isso seria feito através da sistematização do trabalho, empregando e desenvolvendo ferramentas e equipamentos para facilitar a produção, controlando o tempo de execução do serviço, diminuindo a fadiga (cansaço) dos funcionários, estabelecendo uma jornada de trabalho levando em conta um período de descanso, investindo na especialização dos colaboradores este sistema tinha o intuito de dividir as responsabilidades, gerentes e supervisores comandavam operários executavam, em conta partida o funcionário teria uma boa remuneração financeira e participação nos lucros obtidos pela empresa.

Este modelo que é fonte de estudos até hoje é que deram uma característica uniforme as empresas, organizando e integrando os departamentos, lógico muito mais rígido do que a visão comparativa atual que fazemos da administração com um corpo humano, o modelo de Taylor era comparado a uma maquina cheia de engrenagens, onde cada um é considerado uma peça.


Quem era Taylor e suas obras?

Nascido em 20 de março de 1856, Taylor foi considerado o Pai da administração cientifica, por ter desenvolvido técnicas que racionalizavam o serviço, influenciou com as suas idéias grandes nomes da indústria como Henry Ford.

Tinha um estilo de vida muito conservador e puritano, devido aos ensinamentos recebidos familiares e religiosos, se formou em engenharia aos 20 anos de idade, Taylor em sua experiência fabril perseguiu sempre um objetivo, como executar as tarefas desenvolvidas nas fabricas de uma forma mais pratica e eficiente. As obras encontradas foram: Princípios da administração cientifica, Stop Management Administração de fabricas.


Explique tempos e movimentos?

Os estudos dos tempos e movimentos facilitavam a escolha do melhor método de trabalho, um conjunto de aspectos para verificar se o funcionário tem aptidão natural para a função, evitar a fadiga, (cansaço) humano, desenvolver ferramentas e equipamentos para evitar o esforço e deslocamento desnecessário durante a realização das atividades operarias.


Qual a contribuição que essa teoria representa na administração?

Taylor elevou muito o conceito da figura do administrador, como foi citado no final da primeira resposta, ele criou o primeiro conceito de organização racional baseada em estudos, fez uma grande referencia a organização da empresa, e na identidade de cada departamento e suas funções e a relação entre eles.

Aprendemos 4 principais princípios: 1 principio do planejamento, substituir a improvisação pela ciência, 2 principio do preparo, escolher os trabalhadores pelas suas aptidões preparar a mão de obra, investir em novas tecnologias de automação (ferramentas e equipamento). 3 principio do controle, controlar o trabalho para sair como o previsto, a gerencia deve orientar e cuidar do processo empregado. 4 principio da execução, disciplinar a execução dos serviços, distribuindo a responsabilidade de cumprir as atribuições.


Fontes bibliográficas: Introdução a teoria Geral da administração, Idalberto Chiavenato, Maximiano, Antônio César Amaru, site Casa da Historia, site profac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário